top of page

Aparentemente, tudo resolvido!

O post hoje é bem rapidinho...


Iai galera... nos últimos posts eu havia comentado que tinha errado no escapamento (a turbina estava abaixo do nível do cárter)... Agora está corrigido! Custou uns belos trocos que eu não estava esperando.. Massss, pisou na merda, abra os dedos!


Aproveitei e terminei toda a linha de pressão.. Já inclui também o sensor de temperatura do ar (a moto já tem um e vou aproveitar, mas ele ficava na caixa de ar de plástico que foi eliminada, agora vai ficar no coletor de admissão que fiz em alumínio)... Incluí a válvula de prioridade (estava na duvida se colocava ou não e por fim decidi por .. pra quem não sabe, é a "responsável" pelo famoso "espirro" do sistema turbo!


Já está tudo "pronto"... Só tive que tirar tudo da moto de novo, para lavar e turar as impurezas da solda... depois disso é "só" montar com carinho.

Por fim:


Lubrificação ok

Arrefecimento da turbina ok

Arrefecimento de óleo ok

Intercooler ok

Escapamento ok



Ahhh claro... e como vai ser a injeção?

Antes, eu estava usando um PowerCommander Fuel Controller.... é muito legal! Masss... não vai me atender em dois quesitos... Ajuste de mapa de ignição e ajuste por pressão....

Aiiiiiiiii, surgiu a oportunidade de comprar um PowerCommander V (PCV) e um amigo tinha em casa um Autotune "abandonado":


Casou tudo certinho... Comprei o PCV e ganhei o Autotune... O PCV é capaz de fazer mapa de combustível e ignição, além de duas leituras analógicas (usarei pressão e temperatura). Associado ao Autotune, posso fazer um mapa de mistura ar/combustível (pela leitura da sonda lambda do Autotune) referenciado pela pressão do coletor de admissão lido no MAP da moto! Aí sim!... Se minhas contas estiverem corretas, os bicos darão a vazão sem alterações... Agora é esperar! Estamos quase lá!


Até o próximo post!

bottom of page