top of page

Lubrificação, mais complicado do que parece!

  • Deivid Monteiro da Silva
  • 14 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Pois é.... Muita coisa andou, mas o projeto ainda está longe de terminar! Do início pra cá, muita coisa mudou, foi incrementada ou eliminada dos planos iniciais!

Projetos "apaixonantes" são complicados, se não tomar cuidado, viram coisas infinitas! Você sempre quer incluir coisas nele... Já diz o ditado "O Diabo enfeitou tanto o próprio filho que acabou lhe furando os olhos"....


Mas vamos ao que interessa! A continuidade da brincadeira!


Agora é a hora de falar de LUBRIFICAÇÃO!


Quem já leu os posts anteriores ou entende um pouco de turbinas, sabe que é preciso uma série de coisas para que ela funcione. A lubrificação deve ser a mais importante delas.


A regra geral, diz que o óleo tem que entrar na turbina a uma certa pressão, constante e o pais cedo possível para que nunca falte a lubrificação... E também que saia, preferencialmente por gravidade, da maneira mais "livre" possível, isso porque a turbina chega a altíssimas rotações com seus roletes literalmente "flutuando" sobre o óleo e além disso o óleo deve ajudar a refrigerar a turbina... blá blá blá blá....


Vamos ao que interessa!!!! COMO FAZ ISSO EM DEIVID?


O natural é usar a própria bomba de óleo da moto para alimentar a turbina... só. Simples? Parece, mas nem tanto...


Vamos começar olhando como funciona a lubrificação da Ninjinha.... Mais uma vez, recorrendo ao manual de serviços:


Humm.. Aparentemente está suave... Essa "mangueirinha" que faz a lubrificação do comando de válvulas, está saindo de uma das linhas principais da lubrificação, estão deve garantir a pressão e volume necessários... ok! Para o óleo retornar, vou aproveitar que a ninja tem esse "carterzinho" para fazer um furo de retorno... Beleza! Resolvido! ... Só que não....


A turbina vai no escapamento, esquenta pra diabo, ela vai "cozinhar" o óleo e devolver fervente ao motor, ou seja, a ninjinha trabalharia ainda mais quente... Hum... Então, radiador de óleo deve resolver né... Mas qual?


Pesquisei um pouco e vi que o da Twister deve dar uma boa base! Tá aqui ele:


Fiz só essas duas flanges (antes saiam mangueiras), uma vai receber o óleo e a outra coloquei um "T" para a saída pelo aeroquipe até a turbina e um provável medidor de pressão do óleo na turbina...


Fiz um suporte, deu certinho embaixo do radiador de água:


Legal né? Parece que foi feito para ficar aí!


Para conectar, troquei o banjo simples original (não é o de tocar, é esse parafuso vazado aqui) por um duplo, assim consegui por uma mangueira para derivar a linha... Vou usar uma mangueira idêntica a original.

Ótimo! Tudo indo bem!


Agora o carter...

Note que fiz dois acessos... esse superior é para o retorno do óleo da turbina... Esse inferior é para uma bomba elétrica.... Essa aqui:


Isso porque eu estou colocando o radiador de óleo antes da turbina... e todo o óleo deve descer por gravidade... Então quando ligar a moto, até encher o radiador e chegar na turbina, já pode comprometer o bom funcionamento da turbina e sua vida útil... Essa bomba vai ligar antes de eu dar partida no motor, depois da bomba da moto assumir ela desliga, depois quando desligar o motor ela reassumirá por alguns segundos até que a turbina "pare" de girar. Porque não deixar a bomba ligada o tempo todo e não fazer a derivação no comando? Porque não confio na longevidade da bomba em uso contínuo... Enfim, preciosismo? Não... Quero poder viajar om a moto, e que ela tenha uma confiabilidade bem razoável... Não custa muito para este detalhe, então porque não?



Legal! Agora o óleo sai, refrigera, tem backup de lubrificação, retorna... Retorna? Hum.. deveria.. mas cometi um erro muito cretino... E só notei na montagem....


Como eu disse antes, o óleo deve voltar por gravidade, mas a turbina ficou muito baixa, ela ficaria encharcada e "babaria" óleo.. Tenho que refazer o escape com ela mais em cima... DROGA!... Faz parte... errar e acertar são cotidiano na vida de todo mundo.. Fazer o que?


Daria para por uma bomba de retorno... Mas como eu disse, não confio muito não... Melhor fazer o certo...


O escape vai demorar um pouco, não consigo fazer em casa.. Tenho que pagar para alguém... então esse capítulo está terminado!


Sistema de lubrificação projetado com sucesso!


Até o próximo post.


Vlw!

 
 
 

Kommentare


  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2016 por Deivid Monteiro. Criado com Wix.com

Este site entrou no ar dia 12 de janeiro de 2016 foi visitado todas essas vezes:

bottom of page