Embreagem deslizante na ninja 250, pode?
- Deivid Monteiro da Silva
- 25 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Sabe aquele fim de semana que chove pra caramba... Você tá sem grana pra sair... O Netflix não está lá tão interessante...?
Então, num dia desses, um NERD assumido como eu faz o que? Estuda! rs
Mas não estudei qualquer coisa, fui estudar o projeto da Ninja turbo... E pensando em como ela vai ficar através das planilhas de expectativa de potência... Nas relações de torque/potência .... Torque/RPM... E ai me deparei com a situação de que após os 6mil giros a turbina começa a encher e ai tudo subirá muito rápido, mas antes dos 6 mil ela será bem mais lenta.... Poxa.. não da pra ganhar em tudo... mas dá pra melhorar!!! E se eu sempre mantiver acima dos 6mil? Acelerador 1/4 de volta já ajuda na ergonomia... Mas vou ter que trocar sempre no alto giro pra manter a turbina "cheia"...
Ok .. ok.. mas e ai, entrada de curva.. reduz antes da curva motor já com faixa curta pois vou estar usando sempre cheio... Não quero perder retomada então cada vez uso mais cheio até que fatalmente reduzo muito cedo e zapt! Trava a roda traseira... A embreagem da Ninja 300 é deslizante, ajuda muito! Quando eu corria a Copa Ninja usava direeeeeto.. Muito bom!
Mas e ai? Será que serve?
Comecei estudando os manuais de serviço... Vejam:
À esquerda, Sistema de embreagem da Ninja 300, a direita o da 250...

Uia! Aparentemente o "fundo" é igual!!!!!!
O sistema deslizante faz raiva de tão simples!!! Mas as melhores soluções estão na simplicidade mesmo!
Mas parece que ele tem "salto"... Imaginei então que a tampa lateral mudaria um pouco de profundidade.... Mas olhando a junta da tampa do motor... parece igual!!!..
Idéias vieram a cabeça.... Olhei no catálogo de pelas e o código de junta é o mesmo! Sinal de que a tampa serve... A campana também tem o mesmo código! Então o que muda são os platores, discos, molas e separadores! (e talvez a tampa do motor)...
Lembrei de um amigo que conseguiu estourar (literalmente... quebrou o bloco) do motor da 300 dele... falta de manutenção.. Rodou quase sem óleo, enfim! Será que ele me vende? Ele já comprou outro motor e sobrou o "estourado" lá.
Comprei! Então bora testar essa embreagem ai... Vejam o resultado...
Essa é a embreagem original da 250:

Eu estava certo, a campana é a mesma! Veja o comparativo:

Mãos à obra!

Olha só! Encaixou!!!! E a tampa?

Eu estava certo... A tampa da 300 é mais profunda.. bem pouco mais é... Mas encaixa na 250!


O incomodo é que com a tampa da 300, a tampa de abastecer o óleo é em outra posição, que na 250 acaba ficando escondida na carenagem...


E aí Deivid? Ficou boa? Vocês me perguntam....
Porr@!!! Ficou do Car@lho!!!!!
Funciona perfeitamente!!!!!! Lindo lindo lindo!
Nada de travar a roda nas reduzidas!!!!! Perfeito!!!!...
Quanto a tampa... ainda preciso estudar mais para voltar a usar a tampa lateral do motor da 250, pra não ter que tirar a carenagem pra colocar óleo... talvez tenha que fresar a tampa por dentro... sei la... vou ter que estudar um pouco, mas mesmo que não dê certo, vou manter com essa embreagem, vale MUITO a pena! Na minha opinião, é a melhor coisa que colocaram na 300 em relação a 250... e agora não sinto mais falta disso!
É isso ai pessoal... O projeto tá andando!! Devagar.... Mas tá andando!!!!!
Vamo que vamo!!!!
Comments