Instrumento sim, instrumento não...
- Deivid Monteiro da Silva
- 22 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Agora a turbina chegou, muitas coisas foram iniciadas! Fiz alguns avanços mas só vou postando a medida que for implementando na moto.
E o assunto de hoje é......... INSTRUMENTOS! Sim, os medidores, marcadores, reloginhos... chame como quiser!
"Ah Deivid, isso ai fica zuado em, não da pra esconder tudo?"
SIM e NÃO....
Existem vários instrumentos, uns mais necessários que outros... Os principais são:
- Hallmeter (mostra se mistura rica ou pobre)
- Pressão do turbo (clásico né?)
- Pressão do combustível
- Pressão do óleo
- Temperatura do óleo
- Conta giros (ja tem no painel original)
- Temperatura da água (também já tem)
Enfim, tem coisa pra caramba e também tem uns alucinados que colocam mais que um de cada tipo, exemplo.. temperatura do óleo antes e depois do radiador de óleo...
Bom, precisa mesmo? Pra pilotagem não... O único que é bom acompanhar para pilotagem é o pressão da turbina, assim vc sabe a hora de encher... e nada que você não acabe desconsiderando depois de associar a hora que enche com o RPM.
Mas para ajustar a moto vale a pena em! Nem todos... Acabei escolhendo os três primeiros (hallmeter, pressão do turbo e pressão do combustível).
Eles vão ajudar bastante na hora dos ajustes, especialmente "pós oficina". E também gostaria de dar uma "mudada" no visual, quero a moto discreta mas com um algo a mais... Entende?
Bom.. então, aí estão eles! Comprados e entregues!

E sobre a história de ficar ou não zuado no painel, depende muito de como você instala. Aquelas coisas penduradas não me agradam... Gosto mais com cara de embutido como o original.
E para fazer isso só tem um jeito...
Tirem as crianças da sala e os mais fracos do coração podem parar de ver, pois as cenas são fortes... Não diga que não avisei.... Dá dor no coração de ver...

Pois é, tudo tem um preço! E o de embutir é dar uma "modificada" nas peças originais... Usei uma serra copo de 54mm para abrir espaço para o "copo" do instrumento...

Para ficar simétrico, coloquei os dois instrumentos mecânicos nas pontas (um de cada lado). O da pressão do turbo mais próximo do RPM porque faz mais sentido ele alí.
Como são 3 marcadores, um teve que ficar em cima... Não gostei muito dele ali não, talvez depois de tudo ajustado eu tire da moto. Até lá fica por ai. Segue adaptação:




Bom... Feito tudo isso, aí está a aparencia dos danados com o trabalho de fixação terminado!



Não liguei a elétrica ainda porque o fornecedor enviou os LED diferentes... Mas num futuro próximo vai dar pra ver aceso!
Outra coisa bacana é que a pressão de combustível e o hallmeter, não precisam do turbo para funcionar, assim caso um dia a moto seja desmontada para original novamente, eles podem ocupar esses "buracos".
Gosto é igual bunda, cada um tem a sua... Uns mais e uns menos é verdade... rs.. Então comentem ai e até a próxima etapa!
留言