top of page

Qual turbina?! Como calculo?!

  • Deivid Monteiro da Silva
  • 3 de jan. de 2016
  • 4 min de leitura

Como falei no último post, a "turbina perfeita" ainda não tinha sido encontrada... Tecnicamente parecia que sim, mas o valor inviabilizava tudo!


Bom.. mas e aí? Como aqueles cabras de olhos puxados fazem?! E esse povo tupiniquim coloca o que nas rarissimas motos pequenas turbinadas?!


Mais uma vez pesquisei, pesquisei e pesquisei. Descobri algumas coisas...

A menor turbina NACIONAL e disponível no mercado é a da linha GT12 da Garrett (a segunda menor da marca, já que a menor é a GT0632SZ que postei antes), essa tem réplica nacional de um bocado de fabricantes como a MasterPower e a SPA à valores de varejo em torno de R$1.700,00. Bem menos que os R$5.000,00 que a importada chegaria... Ela tem bastante por aqui porque é a que equipa o Gol e Parati 1.0 16V Turbo, lembram deles? Então... Mas e aí? Serve?


No catalogo da Garrett diz que ela é boa para motores de 400cc a 1200cc, fora da faixa da ninjinha... Mas vi alguns comentários de uns loucos que colocaram em motos pequenas e que rolou alguma mudança! Mas e ai? a Garrett ta mentindo???



Bom.. pensando com meus botões, se a cilindrada importa é porque o fluxo de ar importa... Mas um motor 1000cc girando a 5000RPM não é assim tão longe de um 250cc girando a 13500RPM! Quer dizer.. é sim... é quase o dobro, mas não é proporcional pois se fosse seria 4x maior certo?


Ok.. ok.. ok..... Teve gente dizendo que dava, gente dizendo que não dava e naqueles foruns gente falando "Se quer mais potencia compra uma moto maior" e aquele monte de blablabla... Na boa, se quer uma resposta confiável, procure em documentação confiável! E onde?


Bom, primeiro passo foi o próprio catalogo Garrett que tem tudo explicadinho lá (link em inglês).. Também encontrei uma aula de um Engenheiro Doutor da POLI-USP e uma monografia de formatura de engenharia também da POLI-USP (veja as duas na sessão de downloads, muito interessante, mas bastante técnico, claro). Sou engenheiro eletricista, não tem nada haver com essa área mas a formação me deu uma certa facilidade pra entender o que esse povo falava... E foi depois de ver tudo isso de informação sobre caixas quentes, frias, rotores, aletas, alguns mitos e etc... descobri o segredo... o segredo está no ABACO DA TURBINA!!!!


O abaco é esse grafico aqui, no caso este é o da GT12 do Gol 1.0 16V turbo.



O eixo vertical indica a pressão do turbo. Na verdade a pressão absoluta que é a atmosfera mais a pressão ajustada. Então 2 no gráfico quer dizer 1 atmosfera + 1 pressão da turbina.. Sacou?... 2 = 1atm + 1bar na turbina.


O eixo Horizontal é o fluxo de ar corrigido... Sim!!! O fluxo!!! Suspeitei desde o princípio!!! Mas como sei calcular esse caramba pro meu motor??? Falo jája...


Voltemos ao gráfico...


Resumindo o gráfico te mostra a faixa de rendimento da turbina e a rotação de suas aletas para uma determinada pressão que estará de acordo com o fluxo gerado pelo motor (que depende de uma porrada de coisa)...

Dessa forma:

Bom... MUITO bom...

Ai enfim.. aquelas literaturas falam como calcular o fluxo... Trabalho infernal... Masssssss Para a felicidade geral de mim mesmo, uns gringos fizeram uma calculadora automática pra isso! Uhuulll!!

Você precisa de uma serie de informações da sua moto, da turbina, do intercooler e tudo mais e ai chega nas infos que precisa. O site é www.not2fast.com e a calculadora tem essa cara aqui:


Isso tudo serve pra que?!

PORR**... Serve para salvar a vida do projeto!

Cara... agora posso usar as infos da calculadora para saber que turbina escolher!!! Na prática, escolho a pressão, coloco os dados do motor e transfiro pro abaco, quanto mais no meio do abaco melhor (resumindo claro... tem mais variáveis, mas só até aqui tá bom pro blog).


E você pode brincar com as rotações e rendimentos e fazendo iteração dos resultados e vendo a faixa da turbina que vc vai "usar". Dá até pra ter ideia de com que rotação a turbina começa a "encher"!


- Ok Deivid, para de pirar nas suas contas ai e fala logo se a do Gol 1.0 serve ou não!


Bom... Sim e não...

Funciona, mas ficaria uma verdadeira porcaria... não encheria nunca (só la pra depois dos 10.000RPM já no fim do motor) e teria um rendimento ridículo....

Olha só uma transferencia grossa de faixa que usaria que rabisquei no dia que calculei:



Só pra dar uma explicada, ela chegaria "perto" do rendimento aceitável a 13500RPM.. ou seja.. no corte.... Logo, não funciona... A turbina é grande demais para a Ninja 250R ....


-E a outra? Aquela menorzinha? Como ficaria?

Ahhh, ouuuutra história... Essa valeria a pena se não fosse o custo...Veja só:


Bem melhor! Veja que limitei a 1Bar de pressão, mesmo assim ela respeitou uma faixa perfeita da turbina!


O resultado foi que a do Gol NÃO é boa para o projeto... A outra tecnicamente é boa, mas o custo não é bom....


Mais uma vez dei uma broxada com a idéia (e um alívio por não ser afobado e me meter a montar com a do Gol como me sugeriram)...


Cheguei a pesquisar sobre turbos elétricos, mas essas merdas que vendem por aqui a 300 pilas não da certo..

Essa merda aqui:




Primeiro q o fluxo deve ser ridículo já que giram a 5.000RPM através do motor elétrico e quem reparou no abaco da Garrett, as mecanicas chegam a 300.000 RPM como a GT06 por exemplo.. claro que tem uma diferença de aletas e tal, mas não rola...

Pensei em pegar uma turbina do Gol e usar só o caracol frio (o lado prata da turbina) colocando um motor eletrico de automodelismo na outra ponta capaz de atingir 80.000RPM.... Mas logo desisti pq ia dar um trabalho infernal pra adaptar e outra coisa... A potencia se transforma, logo a moto teria que gerar eletricidade para a turbina compatível com a que a turbina descarregaria + perdas.... (esquece essa parte, considere apenas que a chance de dar certo numa coisa adaptada é muito pequena).


Existem projetos sérios para turbo elétrico, mas para um pobre mortal com recursos limitados como eu, isso é utópico...


Resumindo TUDO:

Voltei a procurar a turbina adequada em rendimento e custo pro meu projeto...


E mais uma vez vai ficar para o próximo post pois esse já está longo! Ah.. lembrem-se, estou atualizando o blog até chegar nos dias atuais, na prática já fdiz a compra de uma turbina ;)


Aguarde as cenas do próximo capitulo!


 
 
 

Comments


  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2016 por Deivid Monteiro. Criado com Wix.com

Este site entrou no ar dia 12 de janeiro de 2016 foi visitado todas essas vezes:

bottom of page